Bacharelado em Direito

Nos anos 1920, eram poucos os cursos de Direito no Brasil. Diferente da Espanha, que fundou universidades em suas colônias na América, não era uma política portuguesa criar instituições de ensino em seus territórios ultramarinos. As primeiras Academias de Direito no Brasil, portanto, foram criadas após a Independência: em 1827, em Olinda (PE) e em São Paulo (SP).

Uma nova leva de cursos só ocorreria no princípio da República, no fim do século XIX, quando foram criadas faculdades de Direito na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Porém, diferente das instituições de São Paulo e Pernambuco, que eram oficiais, mantidas pelo Estado, os novos cursos eram “Faculdades Livres”, ou seja, particulares, mas autorizadas pelo Estado.

Lydio estudou no Rio de Janeiro. Ele matriculou-se em 1920, na Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, mas precisou trancar o curso por 2 anos. Em 1922, o curso foi fundido com outro da capital federal, dando origem à Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, que atualmente integra a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lydio concluiu o bacharelado em 1927.

Programa de Disciplinas

Diploma