Faculdade de Direito da UFMG

Lydio fez concurso em 1951 para a cadeira de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais (UMG), antiga Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais. A universidade havia sido federalizada em 1949, mas só receberia o “Federal” no nome em 1965.

Durante os 20 anos em que lecionou, Lydio participou da formação de dezenas de turmas de bacharéis, sendo homenageado por algumas delas. Ele viu a sede antiga da Faculdade, conhecida como Casarão da Praça da República, ser demolida em 1958. Além de Direito Penal, Lydio foi professor das disciplinas Filosofia do Direito e Direito Penal Comparado.

O cargo de professor na Faculdade de Direito também ofereceu “tranquilidade e segurança” para publicar seus livros, o que estava sendo difícil em Leopoldina: “os editores do Brasil, naquela época, nem queriam olhar para os originais de Filosofia e de Ciência Pura. A crítica científica não tinha consistência. E os títulos de advogado e de professor da roça só serviam para atrapalhar” (A22).